quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bombeiros de Faro


No dia 01 Dezembro 2009 Faro passou a ter uma estrutura designada Força Operacional Conjunta (Focon), que substituiu as corporações de bombeiros voluntários e municipais.

  
Corpo de Bombeiros Municipais

 
Os Bombeiros Municipais de Faro, foram fundados em 29 de Novembro de 1882, com o nome de Associação de Salvação Pública de Faro.

Em 1926, por virtude das vicissitudes do tempo houve necessidade de os municipalizar, com o nome de Corpo de Bombeiros Municipais de Faro.


Na altura da sua fundação até 1969, muito embora com o nome de Municipais, os alistados, foram sempre Voluntários.



Em 1970, sentiu-se necessidade de profissionalizar os Bombeiros e criou-se um Quadro Profissional, que actualmente é composto por 62 elementos, com as respectivas Graduações.

O Corpo de Bombeiros tem feito importantes serviços de combate a incêndios e socorro às populações, dignos de registo, falando por si, as Condecorações que possui.


Situa-se na Av. Cidade Hayward, os seus piquetes funcionam 24 Horas por dia, quer serviço à Unidade quer prevenções a espectáculos, quando chamados para tal e no seu curriculum, consta a grande acção de socorro aquando do acidente do avião no Aeroporto Internacional de Faro, em 1992, cujo comando das operações foi assumido pela Estrutura do Corpo de Bombeiros Municipais de Faro.

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Faro
 (Cruz Lusa)


Os Corpos de Bombeiros Voluntários estão espalhados por praticamente todas as sedes de município e por muitas outras povoações de Portugal.
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Faro, foi fundada em 8 de Janeiro de 1923.





Galeria de Fotografias




Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us



ANBP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE BOMBEIROS PROFISSIONAIS





Associação de utilidade pública e sem fins lucrativos (conforme despacho do DR nº 41 – II Série, de 18/02/1998) criada a 5 de Julho de 1991, membro do Conselho Nacional de Bombeiros,  foi fundada oficialmente a 14 de Fevereiro de 1991. É Membro do Conselho de Segurança Nacional.

OBJECTIVOS

1. Representar os associados na defesa dos seus interesses estatutários, sociais e deontológicos, bem como tomar parte na definição do Estatuto Profissional e nas condições do exercício da actividade profissional;

2. Promover princípios deontológicos e actividades cívicas, nomeadamente de dignificação social, cultural e recreativa dos associados;

3. Defender e promover os interesses colectivos e individuais dos associados, sejam de ordem moral ou sócio - profissionais;

4. Apresentar ás entidades e Órgãos competentes as iniciativas e sugestões decorrentes das aspirações dos seus membros, mediante propostas aprovadas pela associação e organizar no âmbito do quadro legal das instituições democráticas e Órgãos de Tutela, as acções adequadas à realização das suas justas reivindicações.

5.  Integrar ou participar em grupos de trabalho sobre matérias referentes aos associados.

6.  Incrementar a valorização profissional e cultural dos associados através de publicação de documentação, seminários, cursos de formação profissional e outras iniciativas, por si ou em colaboração com outros organismos.

ANBP - Associação Nacional de Bombeiros Profissionais

Link:

Sem comentários:

Enviar um comentário