quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alameda João de Deus


É um espaço verde com alguma dimensão e dinâmica própria.
Neste jardim pode-se apreciar a magnifica variedade de arvores centenárias.


Constitui o maior espaço ajardinado de Faro, sendo composto por um pequeno bosque onde predominam várias espécies da fauna e da flora, uma pequena cascata, um lago, vários equipamentos lúdicos e o antigo Matadouro, exemplar do revivalismo neo-árabe de finais do séc. XIX.

O jardim público mais antigo da capital algarvia foi construído no final do  século XIX e deve o nome ao poeta e pedagogo João de Deus, autor da célebre «Cartilha Maternal», adoptada em Portugal como método oficial de aprendizagem da leitura a partir de 1888.

Da época, este espaço guarda a traça original e as antigas casas dos jardineiros, instalações que actualmente servem de apoio às numerosas actividades que têm lugar na Alameda.

Situado na Rua da PSP trata-se de um local extremamente calmo com Parque Infantil, zona de piqueniques, mini-golf e campo de futebol de salão.

O basquetebol também foi uma importante modalidade praticada no único espaço para o efeito em Faro:


Foto de 1964 - Equipa Sénior de Basquetebol do Sporting Clube Farense
  
A Biblioteca Municipal de Faro, que fica paredes-meias com o jardim, aproveitou o espaço do antigo  Matadouro do Algarve para ali se instalar e a sua imponente fachada com motivos orientais faz a transição entre este espaço cultural e a Alameda.



Fontes: Câmara Municipal de Faro e Radix - Ministério da Cultura


Se em tempos antigos estivéssemos na rua da Alameda, em Faro, estávamos mesmo em frente do portão principal do jardim, antes Passeio Vasco da Gama.

A actual designação – Alameda João de Deus – foi atribuída em 1890 e o portão passou daquele lugar, na rua Manuel de Arriaga, para a rua da PSP (antes rua do Ferregial) muito tempo depois.




Diremos que foi depois do Liceu João de Deus, que ali funcionou de 1908 a 1948, ter saído para dar lugar à Escola Técnica Elementar Serpa Pinto e depois à Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira.

Fonte:  Regiao Sul - ENSAIO SOBRE TOPONÍMIA FARENSE


GALERIA DE FOTOS

Ano 2010






Ano 2004









Sem comentários:

Enviar um comentário