domingo, 31 de outubro de 2010

Moto Clube de Faro



Remonta aos anos setenta a origem do Moto Clube de Faro altura em que um grupo de amigos deu inicio, ainda sem suspeitar do sucesso futuro, à participação em actividades motociclistas, como o motocross e a velocidade.

Desta associação, com cerca de 30 elementos, resultou a formação e legalização do Moto Clube de Faro, em 5 de Fevereiro de 1982, sendo praticamente todos possuidores de motos ou motorizadas.

À data, o espírito criativo revelou-se no sucesso da organização de algumas provas de velocidade em circuitos de ciclismo (pistas de Loulé e Tavira), e provas de motocross em Faro, cativando mais gente para o grupo, desenvolvendo e implementando o carinho pelas duas rodas.

Agora, com 24 anos de existência formal, depois de passar por três sedes, aumentou o número de membros para mais de 400.


MOTO CLUBE FARO - A SEDE

Pela primeira vez, em 1982, promove-se um acontecimento marcante para a vida de toda a região e especialmente para a cidade de Faro, a 1ª Concentração de Motos de Faro, que fez deslocar ao terreno perto do Aeroporto de Faro, cerca de duzentos motociclistas, sendo somente quatro portugueses, à excepção dos elementos da organização.

Desde essa data nunca foi interrompida a organização da concentração, havendo sempre a registar um aumento significativo de presenças, e maior diversidade de países representados.




Todo o esforço desenvolvido em cada ano tem sido recompensado com a participação maciça de motociclistas e com o reconhecimento unânime da qualidade da organização, pela imprensa Nacional e Estrangeira.

A importância do Moto Clube de Faro e da sua Concentração traduzem-se na passagem a "Concentração Internacional de Motos" em 1991, a única em Portugal a ser incluída no Calendário Internacional de Concentrações da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

O Pano




O "Pano"  do Moto Clube Faro ou, para os menos conhecedores, o símbolo cosido nas costas do colete hoje tão conhecido e acarinhado, nem sempre foi tal como o conhecem. Como tudo no Clube, também o logótipo passou por várias fases antes de chegar ao que é hoje.

Actualmente é quase exclusivamente cosido em coletes de cabedal negro (apesar de não haver qualquer obrigatoriedade) e os acessórios mais populares são elementos de bijutaria índia.




A nova sede do Motoclube de Faro




Em construção junto às bombas da BP à saída de Faro para Olhão, na confluência da Rua Reitor Teixeira Guedes e a Avenida Cidade de Hayward.


Antigo Matadouro Municipal



Em 1896, os vereadores municipais de Faro, ao terem conhecimento da construção de um Matadouro em Coimbra, solicitaram aos seus colegas o envio de uma cópia do projecto.

Como resposta, foi a Faro um representante do empreendimento, Guilherme Cardoso, mostrar diversos projectos. As obras foram iniciadas de imediato e, em 1899, foi inaugurado o Matadouro Municipal de Faro. No ano de 1980, o Matadouro foi desactivado.


Inserido no Jardim da Alameda, o edifício apresenta uma arquitectura de estilo neo-árabe, com planta rectangular e elementos decorativos de carácter muçulmano.







Fonte: Freguesia da Sé-Faro

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alameda João de Deus


É um espaço verde com alguma dimensão e dinâmica própria.
Neste jardim pode-se apreciar a magnifica variedade de arvores centenárias.


Constitui o maior espaço ajardinado de Faro, sendo composto por um pequeno bosque onde predominam várias espécies da fauna e da flora, uma pequena cascata, um lago, vários equipamentos lúdicos e o antigo Matadouro, exemplar do revivalismo neo-árabe de finais do séc. XIX.

O jardim público mais antigo da capital algarvia foi construído no final do  século XIX e deve o nome ao poeta e pedagogo João de Deus, autor da célebre «Cartilha Maternal», adoptada em Portugal como método oficial de aprendizagem da leitura a partir de 1888.

Da época, este espaço guarda a traça original e as antigas casas dos jardineiros, instalações que actualmente servem de apoio às numerosas actividades que têm lugar na Alameda.

Situado na Rua da PSP trata-se de um local extremamente calmo com Parque Infantil, zona de piqueniques, mini-golf e campo de futebol de salão.

O basquetebol também foi uma importante modalidade praticada no único espaço para o efeito em Faro:


Foto de 1964 - Equipa Sénior de Basquetebol do Sporting Clube Farense
  
A Biblioteca Municipal de Faro, que fica paredes-meias com o jardim, aproveitou o espaço do antigo  Matadouro do Algarve para ali se instalar e a sua imponente fachada com motivos orientais faz a transição entre este espaço cultural e a Alameda.



Fontes: Câmara Municipal de Faro e Radix - Ministério da Cultura


Se em tempos antigos estivéssemos na rua da Alameda, em Faro, estávamos mesmo em frente do portão principal do jardim, antes Passeio Vasco da Gama.

A actual designação – Alameda João de Deus – foi atribuída em 1890 e o portão passou daquele lugar, na rua Manuel de Arriaga, para a rua da PSP (antes rua do Ferregial) muito tempo depois.




Diremos que foi depois do Liceu João de Deus, que ali funcionou de 1908 a 1948, ter saído para dar lugar à Escola Técnica Elementar Serpa Pinto e depois à Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira.

Fonte:  Regiao Sul - ENSAIO SOBRE TOPONÍMIA FARENSE


GALERIA DE FOTOS

Ano 2010






Ano 2004









Biblioteca Municipal de Faro


"O poeta escreve no branco da página

com o desejo de escrever o branco no branco

Ou seja, não deseja violar o branco nupcial

da página mas criar a equivalência da sua nudez com a nudez

do silêncio da poesia absoluta"


António Ramos Rosa


A Biblioteca Municipal de Faro foi concebida na sessão camarária de 11 de Fevereiro de 1902, quando o então Presidente da Câmara obteve autorização para a criação de uma biblioteca pública, constituída a partir de donativos particulares.
Mas foi a 13 de Novembro de 1902 que se tornou oficial a criação da Biblioteca, com a entrega à Câmara Municipal dos primeiros 2000 volumes recolhidos, que ficaram instalados numa sala dos Paços do Concelho.

Desde 1902 até 1943 a Biblioteca pouco evoluiu, quer em n.º de exemplares, quer quanto à catalogação dos mesmos.
Em 1943 toma posse um novo director da Biblioteca, o Dr. Moreira Júnior. Finalmente todas as obras existentes são registadas e é elaborado um catálogo. São adquiridos novos livros e é criada uma Biblioteca ao Ar Livre, na Alameda João de Deus.


Em 1959, é criada a Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian de Faro. Funciona numa sala do edifício da Câmara, contígua à Biblioteca Municipal.

Em finais da década de 70 (1978?) a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian são transferidas para novas instalações no Convento da Nossa Senhora da Assunção, onde ocupam uma área aproximada de 150m2, juntamente com o Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, que ocupa a maior parte do edifício.


As obras de construção do novo edifício, onde será instalada a Biblioteca, começam em Junho de 1999.

A Biblioteca Municipal de João de Deus encerra em Janeiro de 2001, para permitir a preparação do espólio e a sua transferência para as novas instalações.

Em Fevereiro, encerra a Biblioteca Gulbenkian, para que o seu fundo documental seja integrado no fundo municipal. Durante os meses de Março e Abril são transferidos o espólio documental (cerca de 50.000 volumes) e os serviços, para o novo edifício.

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa foi inaugurada no dia 23 de Abril de 2001.


Na entrada pelo Jardim da Alameda, foi preservada a fachada neo-islâmica do edifício original, dando-lhe um cunho de modernidade e de conforto.




Estádio do Algarve

O Estádio Algarve, em Faro, foi construído para o Campeonato Europeu de Futebol, o "Euro 2004", e tem uma capacidade total de 30305 lugares.

O Sporting Clube Farense e o Louletano Desportos Clube são os clubes que jogam no estádio.

Tendo sido inaugurado a 23 de Novembro de 2003, teve o seu primeiro jogo oficial a 1 de Janeiro de 2004 e opôs em jogo amigável as equipas do Sporting Clube Farense e do Louletano Desportos Clube.




O primeiro grande evento foi a 18 de Fevereiro de 2004 aquando do jogo de preparação da selecção nacional para o Euro 2004 contra a Inglaterra.

Durante o Euro 2004 acolheu 2 jogos da 1ª fase (Rússia-Espanha e Grécia-Rússia) e 1 dos quartos-de-final (Holanda-Suécia).


A 12 de Julho de 2004, teve lugar o All Stars Game onde jogaram algumas das grandes estrelas mundiais do futebol (e não só), num evento organizado por Luís Figo de apoio às crianças mais desfavorecidas. A 2 de Julho de 2005 repetir-se-ia o mesmo evento.



A 4 de Agosto de 2004 o teve lugar o encontro de preparação para o Torneio Olímpico de Futebol entre as selecções de Portugal e do Paraguai.


A 15 de Março de 2005 realizou-se o XII Mundialito de Futebol Feminino. Disputaram-se os jogos relativos ao 3º e 4º lugar e a grande final do torneio.


A 24 de Abril de 2005 recebeu o jogo referente à 30º jornada, entre o Grupo Desportivo Estoril Praia e o Sport Lisboa e Benfica, a contar para o Campeonato Nacional da Superliga.

A 12 de Junho de 2005, foi palco do Algarve Summer Festival, por onde passaram artistas como Lenny Kravitz, Ivete Sangalo, Da Weasel e Orishas.
A 30 de Julho de 2005 jogou-se a final do Torneio Internacional de Futebol do Guadiana entre o Vitória de Setúbal e o Sporting Clube de Portugal, bem como o jogo para atribuição do 3º e 4º lugar entre o Real Betis Balompié e o Middlesbrough Football Club.
A 13 de Agosto de 205 acolheu o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira entre o vencedor do Campeonato (Sport Lisboa e Benfica) e o vencedor da Taça de Portugal (Vitória de Setúbal).


No dia 3 de Setembro de 2005 recebeu o jogo de qualificação para o Mundial de Futebol de 2006 entre as selecções principais de Portugal e do Luxemburgo, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol.

Entre os dias 13 e 15 de Março de 2006, realizou-se o XIII Mundialito de Futebol Feminino, e foram disputados no Estádio Algarve os jogos entre os EUA e França, Alemanha e Noruega, 3º e 4º lugar e a final do torneio. O Estádio Algarve voltou a acolher nos dias 7 e 9 de Março de 2007, 4 jogos do XIV Mundialito de Futebol Feminino.

A 18 de Março de 2006 recebeu a última etapa do PT Rally de Portugal 2006 nas suas imediações, e a consequente cerimónia de entrega de prémios.

No verão de 2006, o Estádio Algarve afirma-se como o principal palco de espectáculos do Algarve, recebendo a segunda edição do "Algarve Summer Festival" nos dias 17 e 18 de Junho, por onde passaram artistas como Black Eyed Peas, James Blunt, Melanie C, Rui Veloso e Boss AC. A 28 de Julho, no "Algarve Rocks" tocaram Simple Minds, Sean Paul e Pitty.

A época de 2006/07 traria mais uma equipa para fazer do estádio a sua casa, o Portimonense SC, ainda que provisoriamente. Assim sendo, SC Farense, Louletano DC e Portimonense SC partilharam o Estádio Algarve sendo a casa de 3 das principais equipas algarvias durante essa época, fazendo assim jus ao seu nome.


Em 2007 o Vodafone Rally de Portugal, prova a contar para o mundial de ralis (WRC), faz do Estádio Algarve o ex-libris da prova transformando-o em autódromo e sediando aqui definitivamente toda a comitiva do rali.

Foi retirado todo o relvado, sendo este substituído por uma pista automobilística, onde se realizaram nos dias 29 de Março e 1 de Abril duas etapas (Super Especiais) da prova perante uma assistência de 30 mil espectadores.

Após o evento, a organização e patrocinadores instalaram um novo relvado, amovível, para que o estádio seja ainda mais versátil.
A 22 de Março de 2008 recebeu a final da estreante Taça da Liga (Carlsberg Cup).
A 11 de Fevereiro de 2009 a Selecção Nacional de Futebol recebeu a Finlândia em jogo de preparação.
O ano de 2009 trará volta a final da Taça da Liga (Carlsberg Cup) a 21 de Março. Segundo Hermínio Loureiro da LPFP, "o êxito da edição de 2008 e o forte empenho das autoridades regionais foram decisivos para que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidisse voltar a realizar a final da Taça da Liga no Estádio Algarve".


Estádio Algarve 
Classificação UEFA 
Nome 
Estádio Algarve
Local 
Faro, Portugal 
Construção 
2003
Inauguração 
23 de Novembro de 2003 
Proprietário 
Municípios de Faro e Loulé 
Administrador 
Parque das Cidades EEIM
Custo de construção 
30.647.923 €
Arquiteto 
Damon Lavelle - HOK S+V+E 
Antigos nomes 
Intermunicipal Faro/Loulé
Equipes mandantes
SC Farense / Louletano DC 
Capacidade 
30.305 espectadores
Primeira partida
SC Farense - Louletano DC (01 de Janeiro de 2004)
Primeiro gol 
Bráulio, Louletano DC 



Fonte: Wikipédia

Museu Regional do Algarve



O Museu Regional do Algarve está localizado na zona central da cidade de Faro, onde se encontram as ruas pedonais e comerciais, no edifício da extinta Assembleia Distrital de Faro.
Trata-se de um museu etnográfico, onde se exibem objectos, fotografias, roupas, utensílios da vida quotidiana sobre a forma de vida desta região portuguesa.


Inaugurado a 15 de Dezembro de 1962, com o nome original de Museu Etnográfico Regional de Faro, possui uma valiosa colecção de peças, pinturas e objectos típicos da região algarvia. Teve como mentor o pintor farense Carlos Filipe Porfírio.

O museu foi criado em colaboração com vários artesões algarvios que executaram os objectos encomendados.

A colecção baseia-se, sobretudo, na recolha efectuada por Carlos Porfírio e centra-se em utensílios domésticos e pelo que se costuma designar de "arte Popular" (cestaria, tapeçaria, etc. ).
Fazem ainda parte do espóliograndes telas da autoria deste pintor, nas quais são ilustradas as tradições algarvias que, de forma expressiva, congelaram no tempo práticas tradicionais que foram desaparecendo.
A história que este museu nos conta é a da forma de vida das gentes do Algarve em meados do século XX, antes da afirmação da indústria do Turismo.

A Serra e o Mar retratados atravé sdos objectos que pautavam esse quotidiano.

Texto retirado do  Panfleto cedido pelo Museu Regional de Faro.