domingo, 7 de novembro de 2010

Teatro Municipal de Faro



O Teatro Municipal de Faro, mais designado por o Teatro das Figuras, é um projecto do arquitecto Gonçalo Byrne e uma das mais importantes salas de espectáculos do Algarve, desde logo pela sua dimensão, com uma plateia de 770 lugares; pela versatilidade do seu equipamento, que permite a apresentação das mais variadas e complexas produções e eventos em condições de excelência; mas também pelas características multidisciplinares da sua programação cultural, que podem ir da sua forma mais clássica até às mais recentes tendências artísticas, no domínio da dança contemporânea ou do teatro experimental, passando pelo cinema digital.

É um espaço de encontro, estabelecendo novas relações entre o público e a arte e enquanto espaço de serviço público, apresenta uma programação regular e diversa, cujo objectivo é o uso e o consumo cultural em prejuízo do entretenimento entendido como simples ocupação de tempos livres.

Inaugurado em 2005, apresenta-se como um espaço de difusão das artes performativas contemporâneas, apostado em construir uma relação continuada e criativa com a comunidade onde se insere, ajudando a formar, a olhar, a pensar e a partilhar novas experiências artísticas, contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade, da região e do país.

Numa região que ainda não tem hábitos culturais solidamente formados terá de se apostar numa filosofia de programação que assente, pelo menos nos primeiros anos de funcionamento do Teatro das Figuras, numa abordagem pedagógica e formativa de consumo das artes do palco.

No entanto, esta abordagem deverá sempre conciliar-se com a aposta numa programação de qualidade, regular e diversificada, que garanta a fidelização e formação de públicos e o desenvolvimento de hábitos culturais através do contacto do público com novas formas de expressão artística. Ganha aqui uma importância primordial a adequação das valências artísticas do espaço às realidades locais e às especificidades dos públicos que se pretendem conquistar.



MISSÃO

O Teatro das Figuras tem por missão satisfazer, encantar, surpreender, formar e encher a alma dos públicos da região, evocando emoções e despertando os cinco sentidos para as artes de palco.

VISÃO

O Teatro das Figuras pretende vir a ser um espaço de referência nacional em termos de excelência na programação, de liderança regional, de afirmação da capitalidade e centralidade da cidade de Faro e de consolidação da imagem cultural do destino turístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário