quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Museu Municipal de Faro


Foi o segundo museu criado no Algarve.

Em 2 de Fevereiro de 1984 foi deliberada a sua criação, homenageando assim o Navegador por ocasião do V Centenário do seu nascimento.

Em 1896 a exposição do espólio já ocupava três salas do edifício dos Paços do Concelho.

A abertura ao público efectuou-se no dia 9 de Outubro de 1897, com a presença do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.

Em 1914, já durante a I República, este núcleo passa a funcionar na Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos, onde permaneceu até 1969.

Transita então para as actuais instalações, no antigo Convento da N.ª Sr.ª da Assunção, as quais só foram inauguradas em 1973.

Assume a sua direcção o Prof. José António Pinheiro e Rosa, desempenhou o cargo de Director do Museu e da Biblioteca Municipal até 1986.

(...)


O Museu municipal de Faro integra a Rede Portuguesa de Museus desde Maio de 2002.

Em Novembro de 2005 foi galardoado com o Prémio APOM de Museologia – Triénio de 2003/05, como melhor Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.




O museu possui um acervo bastante diversificado, na sua maioria proveniente de doações. Actualmente o espólio está dividido por 29 colecções num total de mais de 13 mil objectos inventariados.
 
As colecções do museu dividem-se essencialmente em duas categorias: as
histórico-arqueológicas e as monográficas.

O primeiro tipo contempla essencialmente as colecções de arqueologia e pintura antiga; o segundo tipo é proveniente de doações de colecções particulares e tem objectos diversificados.
 
Destacamos: a
coleção de Arqueologia proveniente da região algarvia e que abrange um vasto leque cronológico (pré-históris ao século XVIII) e, em especial, o período romano com a epigrafia, a escultura e o mosaico; a colecção de Pintura Antiga dos séculos XVI a XIX proveniente de edífícios religiosos algarvios e, por fim, uma colecção de Cartazes de cinema, circo e publicidade de inícios do século XX.

Tutela Câmara Municipal de Faro

Fonte: IMC - Instituto dos Museus e da Conservação - http://www.imc-ip.pt.



O Museu Municipal de Faro tem desenvolvido esforços de forma continuada no sentido de permitir o usufruto do espaço e das colecções por parte de TODOS.

Neste âmbito, tem vindo a fomentar e a consolidar parcerias com instituições sociais de forma a proporcionar uma plena integração cultural.

O museu iniciou em 2005 uma parceria com a ACAPO Algarve, intitulada "Em torno das acessibilidades...", e realizaram várias actividades desde exposições tácteis, visitas, formação a funcionários e oficinas.

A impressão do folheto bilingue do museu e dos textos dos painéis das exposições de longa duração em Braille, é a mais recente iniciativa desta conjugação de vontades.

Esta é uma nova possibilidade que se abre para o público invisual, que até então sentia condicionada a sua visita às exposições do museu, possibilitando uma maior fruição das mesmas.

Tendo consciência de que no vasto mundo das acessibilidades este é um pequeno passo numa caminhada que se avizinha longa, o Museu Municipal de Faro pretende dar continuidade a esta realidade através de actos que façam a diferença no combate à «exclusão cultural».


Instalado no Convento de Nossa Senhora da Assunção, este edifício seiscentista alberga colecções de Arqueologia, Epigrafia, Azulejaria, Numismática, Pintura e Militar. Pertence à Câmara Municipal de Faro.

Identificação alternativa:  Antigo Museu Lapidar Infante Dom Henrique.

Cronologia:

(1894-02-02) Deliberada a criação do Museu.

(1896) O espólio museológico ocupava três salas dos Paços do Concelho.

(1914 - 1969) Instala-se no Convento de Santo António dos Capuchos.

(1973) Já instalado no Convento de Nossa Senhora da Assunção promoveu-se a inauguração do novo espaço.

(1973 - 1986) O Professor Dr. Pinheiro e Rosa desempenhou o cargo de Director do Museu.

(1998) A autarquia deu início a um projecto de reestruturação, modernização e ampliação do Museu.

(2004) A sua designação passa a ser Museu Municipal de Faro.


Fonte: RADIX - Ministério da Cultura



História do Museu Municipal de Faro
2006-3-8

Edifício

Notável edifício da arquitectura monástica quinhentista. É um dos primeiros exemplares da tipologia de claustros proto-renascentistas portugueses.

Foi um dos quatro conventos femininos outrora existentes na diocese algarvia. » Ler Mais ...

Um pouco de História...

Foi o segundo museu criado no Algarve. Em 2 de Fevereiro de 1894 foi deliberada a sua criação, homenageando assim o Navegador por ocasião do V Centenário do seu nascimento.

Em 1896 a exposição do espólio já ocupava três salas do edifício dos Paços do Concelho. A abertura ao público efectuou-se no dia 9 de Outubro de 1897, com a presença do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.
 

Em 1914, já durante a I República, este núcleo passa a funcionar na Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos, onde permaneceu até 1969.

Transita então para as actuais instalações, no antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção, as quais só foram inauguradas em 1973. Assume a sua direcção o Prof. José António Pinheiro e Rosa, desempenhou o cargo de Director do Museu e da Biblioteca Municipal até 1986.

O espólio arqueológico é o mais significativo, integrando objectos da pré-história e das épocas romana e medieval.

De entre os objectos mais relevantes apontam-se como exemplos da época romana um mosaico dos séculos II/III, os bustos imperiais de Adriano e Agripina e um acervo de epígrafes de Ossonoba.

Uma colecção de grande qualidade é a de pintura dos séculos XVI a XIX composta, principalmente, por espécimes religiosos outrora pertencentes a templos algarvios.

O Museu municipal de Faro integra a Rede Portuguesa de Museus desde Maio de 2002.

Em Novembro de 2005 foi galardoado com o Prémio APOM de Museologia – Triénio de 2003/05, como melhor Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.



2010 - Exposições de longa duração do Museu:
 

“Caminhos do Algarve Romano” | “O Mosaico Oceano” | “A Sala Islâmica”| “Pintura Antiga dos séculos XVI a XIX”| “O Algarve encantado na obra de Carlos Porfírio”


 2010 - Colecções do Museu Municipal de Faro

•  Colecção Ferreira D'Almeida (pintura, jóias e artes decorativas);
•  Colecção Manuel Cabanas (maioritariamente pintura);
•  Colecção Roberto Nobre (pintura e objectos pessoais);
•  Colecção Militar (fotografias, armas e acessórios);
•  Colecção Ramalho Ortigão (azulejos maioritariamente hispano árabes);
•  Colecção Joaquim António Viegas (pintura, escultura, cartazes e livros);
•  Colecção Mariana Amélia Machado (pintura, ourivesaria, numismática e chapéus);
•  Pintura (pintura diversa, onde se destaca a Pintura Antiga (séc. XVI a XIX - Escolas italiana, espanhola, portuguesa e nórdica);
•  Arqueologia (paleolítico, neolítico, idade do ferro, romano, árabe);
•  Fotografia;
•  Colecção de Brinquedos. 



Núcleo Museológico do Brinquedo

É composto por uma extensa colecção de diversos brinquedos, adquirida pelo Município de Faro. Encontra-se exposta na antiga Galeria Municipal Arco, com sala própria, estando a referida colecção à responsabilidade do Museu Municipal de Faro.

Observações:  Os contactos pertencem ao Museu Municipal de Faro, responsável por este núcleo museológico.

Fonte: RADIX - Ministério da Cultura




Revista do Museu Municipal

A MUSEAL surgiu da constatação da grande carência a nível nacional de publicações na área da museologia e da necessidade de contribuir para estimular a partilha e a reflexão.
A revista tem como objectivos divulgar a prática museológica regional; contribuir para a concretização de uma rede regional de museus; reflectir sobre aspectos da Museologia contemporânea; dinamizar grupos de reflexão sobre questões da museologia; contribuir para uma melhor prática profissional; criar um instrumento de troca de experiências entre profissionais.

A missão da revista é divulgar reflexões e práticas na área da Museologia, com o intuito de contribuir para a criação de competências e para o incentivo à troca de informação entre os profissionais ligados a museus.

Optou-se por editar números temáticos. O primeiro número, de 2006, é dedicado à Realidade Museológica do Algarve: perspectivas para o século XXI.

A Câmara Municipal de Faro recebeu a 29-11-2007  o prémio para a melhor publicação na área dos museus, atribuído pela Associação Portuguesa de Museus, à revista MUSEAL, um projecto editorial iniciada em 2006 pelo Museu Municipal de Faro.

Fonte: Câmara Municipal de Faro

Sem comentários:

Enviar um comentário